Vila Inconfidentes

História e Atrações

HISTÓRIA

Por volta de 1702, os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, e lá se formou um arraial que foi batizado de Santo Antônio do Rio das Mortes. Mais tarde, passou a ser chamado de Arraial Velho, pois criou-se o Arraial Novo do Rio das Mortes, atualmente chamado de São João del Rei. No ano de 1718 o arraial foi elevado à vila, e chamado de Vila de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, a qual passaria a categoria de cidade no ano de 1860. A localidade foi explorada durante o século XVIII por conta do ouro que lá era encontrado, sendo assim um dos grandes centros produtores de Minas Gerais.

No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes. Em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

A cidade de Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca do Brasil, ganhando muita importância por ter sido bem preservado, e tornando-se também uma atração turística.

ATRAÇÕES

Fone: (32) 3355-2750 - Email: vilainconfidentes@bol.com.br
facebook.com/vilainconfidentes
Rua dos Inconfidentes, 479 - Centro - Tiradentes-MG